sábado, 9 de fevereiro de 2013

Bricos para piões de esferovite

Bricos para piões de esferovite

Boas!!!
Hoje venho aqui partilhar, como tinha prometido, duas bricolagens que uso para adaptar os piões de esferovite á minha pesca, isto porque são muito mais baratos que os de espuma ou os de cortiça!
A primeira consiste em adaptar um tubo interior aos piões de modo a que o multifilamento, onde estes vão correr, não corte o esferovite, o que seria o mais certo se se usassem os piões tal como vêm.
A segunda é em transformar estes piões, que são piões não calibrados, em piões calibrados através da adaptação de chumbadas e metendo na mesma o tubo interior de protecção.

Adaptação dos piões de esferovite á pesca com multifilamento

O material necessário é muito simples.

1- Piões de esferovite que se podem comprar em qualquer loja de pesca;
2- Tubo de diâmetro semelhante ao furo do pião, eu uso tudo pneumático porque é mais rijo, mas por exemplo também se pode usar o tubo usado para oxigenar os aquários, que é mais barato, mas mais mole;
3- Resina epóxida de 2 componentes;



Para começar, temos de tirar a medida ao comprimento do tubo que vamos inserir dentro do pião, devemos deixar um bocadito a mais para ser mais fácil manusear o tubo aquando da colagem.




Assim que tivermos o tubo cortado ao tamanho que queremos basta colar, aqui o mais importante é que esta colagem tem de ser feita com resina epóxida de 2 componentes pois é das poucas, senão a única cola que não "come" o esferovite e no fim de seca tem uma excelente resitência e aderência ao esferovite. Devemos colocar a resina ao longo do tubo e depois ir subindo e descendo o tubo para espalhar o mais possivél a resina.

 

De um dos lado vai sempre ficar uma acumulação de resina, pelo menos se o tubo for de diâmetro similar ao furo do pião, devemos alisar esse excesso com o dedo e tranferir o excesso para o outro lado alisando de igual modo, isto vai reforçar a únião do tubo ao pião nas extremidades e dar mais alguma resistência ao pião no bico, que por estes tendem a começar a partir-se.





Depois é só deixar secar, a resina que uso ao fim de 5 ou 10 m já está rija o suficiente para se poder mexer á vontade, existem algumas que demoram bastante mais tempo, mas também normalmente apresentam uma fixação mais forte, mas para isto este tipo de resinas é mais que suficiente.



Para finalizar cortamos as pontas do tubo do tamanho que quisermos, eu pessoalmente prefiro deixar sempre uma pontinha de fora do pião pois assim o tubo vai servir de amortecedor das porradas do chumbo no pião e vice-versa, o que ajuda também a uma maior duração do pião.
E assim ficam prontos os piões de esferovite para pescar multifilamento, como é óbvio ficam a trabalhar como piões de correr, mas como já disse noutros artigos prefiro piões de correr, porque regulando a altura do nó tanto podem trabalhar a correr como fixos, o que não acontece com piões fixos.



Transformação de piões de esferovite não calibrados em piões calibrados

Esta brico é uma bocado mais trabalhosa que a anterior, mas nada do outro mundo! O material necessário é o seguinte:

1-Piões de esferovite
2-Chumbadas de correr com o peso suficiente para calibrar os piões
3-Tubo pneumático do diâmetro dos furos dos piões
4-Fresadora pequena com duas mós uma cónica e uma cilíndrica
5-Aparafusadora pequena, é conveniente que tenha pouca rotação
6-Resina epóxida de 2 componentes



Em primeiro lugar vamos alargar o buraco das chumbadas de maneira a que o tubo caiba, não vamos perfurar tudo, só talves até meio, porque não é necessário, basta ficar com a profundidade suficiente para que o tubo se cole á chumbada. A aparafusadora convém ter pouca rotação porque quanto maior a rotação, mais a limalha do chumbo se enrola com a broca e é mais dificil fazer o furo, com pouca rotação o furo faz-se com relativa facilidade.

 


Depois e após cortar o tubo ao tamanho necessário para o pião é só enfiar o tubo na chumbada, aqui se quiserem para ficar logo fixo podem colar com uma gota de super-cola.



A seguir vamos preparar os piões para receberem as chumbadas, aqui vamos usar a fresadora e as mós, começamos pela cónica porque abre o buraco com mais facilidade e depois passamos á cilindrica para alargar o buraco o suficiente para a chumbada caber.
É preciso algum cuidado nesta fase, porque as paredes de esferovite do pião na zona da chumbada ficam fininhas e ao mínimo descuido partem-se!


Agora vamos colar o conjunto tubo+chumbada ao pião de modo similar ao que colámos apenas o tubo na primeira bricolagem, convém apenas reforçar com resina a zona onde a chumbada encaixa no pião para fortalecer essa zona.






É só deixar secar, cortar a ponta do tubo do tamanho que quisermos e temos piões calibrados por uma fracção do preço dos que se vêm nas lojas e tendo em conta que quem vai aguentar os piores tratamentos são as chumbadas devem durar o tempo suficiente para encontrarem uma pedra e ficarem lá agarrados!!!!



Espero que tenham gostado e que ou copiem ou pelo menos possam tirar ideias para outras bricolagens. Tenho mais algumas bricolagens que costumo fazer mas que terão de ficar para outra altura!
Também ainda está em calha o artigo sobre as técnicas de pesca, mas estava a ver se o tempo melhorava para ver se arranjava umas fotos de pesqueiros típicos  para cada uma das técnicas que uso e demonstrar melhor o que quero dizer.
E também já não falta muito para que os sargos começem a encostar aqui nos meus cantinhos, espero eu, e por isso com toda a certeza dentro de pouco tempo começarei a colocar relatos com alguma regularidade.
Fiquem bem!!!!
 
Ivo Castro

11 comentários:

  1. Mais um excelente artigo! já conhecia a teoria, mas com as fotos é outra coisa! Cumps e continua!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Fábio!!
      Agora tens de pensar em meter as mãos á obra!!!

      Eliminar
  2. Útil e fácil de se fazer, é o que se quer Ivo porque de caminho os piões estão ao preço das amostras de spining.

    Abraçao companheiro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Marco!!! Então tudo bem!!!
      Tens andado meio desaparecido!!!
      Realmente os piões, pelo menos os de espuma são a um preço estúpido!!!
      5 euros para ficarem agarrados ás pedras custam a dar como o raio!!
      Não te esqueças que é este ano que temos de ver se fazemos uma pescazita juntos!!!
      Fica bem!!!

      Eliminar
  3. Buen brico Ivo, Felicidades por tu bonito blog. Ya tienes un seguidor más.

    Saludos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, amigo Pepe!!!!
      Espero que continues seguidor por muito tempo!!!
      Fica bem!!!

      Eliminar
  4. Boa Ivo, muito util, doi mesmo ver um pião a ficar agarrado ou simplesmente a ver ver o starlight a ser levado pela corrente, dassssssse!!! boa entrada, este fds tive na nazaré e passei aí perto dos teus pesqueiros, se tivesse o teu numero tinhamos combinado uma jola, olha o marco tb vai aí por acaso ;)
    uma pergunta, onde é que arranjaste esse torno xpto?
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Paulo!!!
      Temos de combinar essa pesca, mas só daqui por uns meses, porque agora não anda por aqui nada!!!
      Espero que este Inverno rigoroso seja sinal de que no Verão os pesqueiros estejam sem areia e o peixe possa encostar com força!!!
      Quanto ao torno, comprei no Lidl.
      Fica bem!!!

      Eliminar
  5. Buen articulo y mejor brico, es de mucha utilidad, también. te felicito por el blog, ya tienes un seguidor mas. un saludo desde Cadiz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado!!!
      Infelizmente o mar não me tem deixado pescar nos últimos tempos, mas espero que em breve melhore e possa adicionar mais artigos ao blog!!!!
      Fica bem!!!!

      Eliminar